Cinema Mudo com música ao vivo!!

Música e cinema na Societá

TONY BERCHMANS E O PROJETO CINEPIANO HOMENAGEIAM “O GORDO E O MAGRO”


A Societá Italiana presta um tributo à maior e mais famosa dupla de comediantes da história do cinema >> “O Gordo e o Magro”.

Será um retorno às salas de cinema do final dos anos 20 e início dos anos 30, exatamente a época de transição do chamado “cinema mudo” para o cinema sonoro, e também a fase de ouro da genial dupla de cômicos que protagonizou mais de uma centena de filmes, entre curtas e longas metragens durante 30 anos, de 1921 a 1951.

O projeto “Cinepiano” traz a proposta de reviver os tempos dos primórdios do cinema, em que não havia tecnologia para que diálogos e trilha sonora fossem gravados e exibidos de forma sincronizada com as imagens, o que levava as salas de exibição a contratar músicos e profissionais de sonoplastia para a execução ao vivo de uma trilha musical improvisada e efeitos sonoros.

Tony Berchmans



Berchmans é instrumentista, compositor, produtor musical e especialista em música de cinema. Foi curador da 1ª Mostra Internacional de Música de Cinema, sediada no Rio de Janeiro em 2007, ocasião em que trouxe para o Brasil o renomado compositor italiano Ennio Morricone.

Com todo o conhecimento que possui sobre trilhas sonoras escreveu o livro “A Música do Filme” (Editora Escrituras, 2006), obra que preencheu uma lacuna no mercado editorial brasileiro ao abordar a evolução histórica dessa arte, desde as suas origens no cinema mudo até as tendências contemporâneas abertas pela tecnologia digital. E são essas origens da música de cinema que Tony gosta de mostrar em suas performances ao vivo.

Por tudo isso Tony foi recentemente convidado para abrir, com o Projeto Cine-Piano, o I Encontro de Cinema de Paranapiacaba, em 26 de novembro último.

Tony já se apresentou em Piracicaba em 2009, quando participou da mostra de cinema “Chaplin 120 Anos”, promovida pela Escola Novalis e Coletivo Estalo, e em julho deste ano, também na Societá Italiana, musicando ao vivo o filme “O Garoto”, de Chaplin.

Tributo a “O Gordo e o Magro”

Exibição de curtas-metragens da dupla, em sua fase muda, com trilha sonora improvisada ao vivo por Tony Berchmans (com letreiros em português), e na fase sonora, em versão brasileira (dublagem original pela A.I.C.).

Data e horário: 18 de dezembro (sábado), às 20h.
Local: Societá Italiana, na Rua D. Pedro I, 781, Centro, Piracicaba
Projeção: 16mm
Ingressos: R$5,00
Informações: (19) 3432-7203; 8111-8750 e 9162-3312

Classificação: Livre

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: